quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Entrevista com a professora Maria José Araújo Souza


Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Ceará, e atualmente professora do Curso de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú, a professora Maria José Araújo fala sobre Novas Tecnologias no ensino de matemática, Sequências Didáticas e o desafio de ser formadora de professores.

Na primeira parte, a professora fala sobre as tecnologias no ensino, em particular no ensino de matemática e os seus desafios.



Na segunda parte, a professora fala sobre o desafio de ser formadora de professores e as sequências didáticas, especialmente a sequência Fedathi, que vem sendo desenvolvida por pesquisadores cearenses.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Próximos trabalhos - LAVID

Terminada a fase de edição dos vídeos do projeto "Matemática Concreta", o LAVID continua com suas atividades. Na última sexta feira, dia 24 de agosto, a professora Doutora Maria José Araújo, do curso de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA foi a entrevistada da vez.


Na ocasião, a professora falou sobre o uso de Tecnologias Digitais no ensino de Matemática. Dentro de mais alguns dias, a entrevista estará disponível no canal LavidMat, no YouTube. As estudantes Verônica Tabosa e Camila Sousa conduziram os trabalhos.

Matemática Concreta (2)

Depois de feitas as edições dos materiais gravados pelos estudantes do subprojeto de Matemática do PIBID-UVA, foram produzidos 6 audiovisuais. Todos eles encontram-se disponíveis no canal LavidMat no Youtube. Seguem os links:







Trabalho aceito para o I Encontro Nacional PIBID-Matemática

A parceiria entre LAVID e PIBID-Matemática, através da oficina de produção de audiovisuais didáticos realizada nos meses de fevereiro e março de 2012, rendeu um trabalho - "A produção de audiovisuais didáticos com equipamentos de fácil acesso: uma experiência no PIBID-matemática da universidade estadual Vale do Acaraú” - que foi inscrito e aceito para o I Encontro Nacional PIBID-Matemática, realizado no início de agosto em Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul.



Infelizmente alguns imprevistos não permitiram a ida dos autores até o interior gaúcho para a efetiva participação no evento.

LAVID na Formação de professores da 6ª CREDE

No dia 14 de junho, o professor Márcio Nascimento, coordenador do LAVID, esteve na Formação Contínua de Professores da 6ª CREDE proferindo a palestra "O uso de audiovisuais como recurso didático para o ensino de Matemática".

Na palestra foi apresentado um histórico do uso de audiovisuais como recurso didático e também o trabalho desenvolvido atualmente no LAVID. Mais de 100 professores da Região Norte participaram do evento.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Matemática Concreta

O uso do palpável nas aulas de matemática tem sido alvo de diversas pesquisas. A questão é que o termo "material concreto" é muitas vezes tratado de uma forma sofisticada demais, isto é, que a escola precisa ter um laboratório equipado com tais materiais.

Em parceria com o PIBID, foram desenvolvidas algumas ações em escolas da região norte. O objetivo foi o de promover atividades de matemática utilizando-se de materias de fácil acesso; ou que estivessem a mão dos estudantes (como embalagens de produtos manufaturados, por exemplo) ou que pudessem ser facilmente construídos (artesanato, geoplanos, pentaminós, etc).

Todas essas atividades foram gravadas pelos alunos bolsistas do PIBID e estão sendo transformadas em audiovisuais que estão sendo disponibilizados semanalmente no canal do Lavid no YouTube.

Artesanato e Matemática

Em junho de 2012, o LAVID produziu um audiovisual intitulado "Artesanato e Matemática" inspirado no artigo homônimo do professor Márcio Luís Imenes. O vídeo apresenta uma sugestão de atividade relacionando matemática e arte com a construção de polígonos inscritos e todas as diagonais.


Nesta atividade são explorados tópicos de trigonometria, geometria plana, medidas de comprimento, análise combinatória, além, é claro, de arte.

Construção de sólidos geométricos


O subprojeto de Matemática do PIBID - Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - em parceria com o LAVID, iniciou em maio a produção de audiovisuais didáticos direcionados a confecção de material didático usando materiais de baixo custo.

São vídeos nos quais serão apresentados o processo de construção de sólidos geométricos de três tipos: usando canudos, usando papelão e com a técnica do origami. A previsão é de que até o final do ano o material esteja pronto.

Aplicações do Xadrez no Ensino de Matemática

Nos meses de maio e junho de 2012, professores vinculados a 6ª CREDE participaram da oficina "Aplicações do Xadrez no Ensino da Matemática", facilitada pelo professor Wendel Melo. A equipe do LAVID esteve presente para fazer um vídeo divulgando esta atividade.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA (7) - Jarbas Passarinho

Fechando a maratona de atividades do PIBID para celebrar o Dia Nacional da Matemática, a última escola no roteiro foi a Escola Ministro Jarbas Passarinho, localizada no bairro do Junco em Sobral.

A equipe para este último registro foi composta por Edymara Prado, professor Márcio Nascimento e Renata Vasconcelos que se dividiu entre PIBID e LAVID.



Por volta das 14h o equipamento estava a postos e foram feitas algumas imagens em planos gerais. A equipe de bolsistas da escola organizou uma animada gincana matemática que mobilizou as turmas de ensino médio da escola.



O cronograma foi cumprido a contento, uma vez que foram colhidas as palavras de dois estudantes, um aluno bolsista, uma professora e um dos supervisores da escola.

DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA (6) - Sinha Sabóia

Já no último dia da "Semana" Nacional da Matemática, apenas escolas na cidade de Sobral. Na manhã da sexta feira, dia 11 de maio, Camila Vasconcelos e Verônica Tabosa se dividiram entre PIBID e LAVID para registrar o evento na Escola Sinhá Sabóia, às margens do Rio Acaraú.

O previsto era, como em todos os casos, tomar os depoimentos de dois estudantes, um professor, o supervisor e um dos bolsistas do PIBID acerca do Dia Nacional da Matemática e do trabalho desenvolvido na escola. No entanto...


Digamos que os estudantes ficaram um tanto quanto agitados demais ao virem as câmeras e só foi possível registrar as impressões da supervisora do PIBID na escola e de um estudante. Depois disso, o material teve que ser guardado meio que as pressas e as atividades do LAVID encerradas antes do previsto.

DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA (5) - Meruoca

Na manhã do dia 10 de maio, quinta feira, foi a vez Camila Vasconcelos, Verônica Tabosa e o professor Márcio Nascimento subirem a serra para acompanhar as atividades da escola Monsenhor Furtado, localizada no município de Meruoca, região serrana próxima a Sobral.


A equipe chegou na escola por volta das 8h30min e como já era a quarta escola visitada, rapidamente foram convidadas as pessoas a serem entrevistadas e antes de 10h já estava tudo registrado: uma professora, o supervisor, um aluno bolsista e 2 estudantes deram suas impressões sobre o Dia Nacional da Matemática na escola e o trabalho desenvolvido pelo PIBID.


A equipe de bolsistas preparou alguns jogos e atividades lúdicas em uma das áreas de convivência da escola. Tudo normal, tranquilo e realizado com sucesso.

DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA (4) - "Estadual"

Na tarde de quarta feira, dia 9 de maio, foi a vez da Escola Dom José Tupinambá da Frota, mais conhecida como "Estadual". A escola fica em Sobral. Por volta de 13h30min, Renata Vasconcelos e o professor Márcio Nascimento chegaram a escola para registrar o movimento. Edymara Prado já estava lá por que também é bolsista do PIBID nesta escola.


Além de Edymara Prado e Renata Teófilo - que são oficialmente bolsistas nesta escola - , as estudantes Suiane Loiola, Jéssica Ximenes, Vanessa Melo e Valdielle Gomes compareceram para dar uma reforço a equipe. Isso permitiu que a Edymara Prado desse uma mãozinha nos trabalhos do LAVID.



Como o PIBID nesta escola está funcionando há cerca de dois meses, os estudantes ainda pareciam um tanto quanto tímidos. Por outro lado, percebeu-se uma grande curiosidade por parte dos mesmos em relação ao projeto.


Quanto aos trabalhos do LAVID, tudo tranquilo. Dois professores, uma bolsista do PIBID e dois estudantes foram entrevistados. Infelizmente o supervisor não estava presente. A missão foi cumprida com uma certa rapidez e por volta das 15h30min, todo o cronograma havia sido cumprido. 




DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA (3) - Forquilha

Na manhã do dia 9 de maio, uma quarta feira de bastante calor, foi a vez de registrar as atividades na escola Elza Goersh, localizada em Forquilha, que fica a 12 Km de Sobral. O prédio é novinho, pois até o mês de fevereiro a escola funcionava em outro local. Dava para perceber que a escola ainda se encontrava em obras. Coisas pequenas, é verdade, mas eram obras.



A equipe de bolsistas da escola preparou uma pequena exposição de jogos que aguçam o raciocínio lógico e sólidos geométricos na quadra da escola. Em seguida, aconteceu uma palestra proferida pelo professor Miguel Silva. Enquanto isso, Renata Vasconcelos, Edymara Prado e o professor Márcio Nascimento aproveitavam o bom estado do prédio para gravar algumas cenas que serão inseridas no documentário sobre a celebração do Dia Nacional da Matemática nas escolas participantes do PIBID.


Além disso, foi seguido o roteiro de entrevistas - dois estudantes, um aluno bolsista do PIBID e um supervisor. O que não ficou muito legal foi a iluminação, ou melhor, o local escolhido para essas entrevistas que tinha uma iluminação natural e que ficou prejudicada por ser uma manhã com muitas nuvens "passando". Coisas de quem não é exatamente do ramo de audiovisuais.

terça-feira, 15 de maio de 2012

DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA (2) - Massapê

A primeira escola visita foi a de Massapê - Maria do Carmo Carneiro. Lá o evento ocorreu na manhã do dia 8 de maio, uma terça feira de muito sol. A equipe deste dia contou com a participação de Camila Vasconcelos e Verônica Tabosa, além do professor Márcio Nascimento. Chegamos por volta de 8h30min e ficamos lá cerca de 2 horas.


No final de semana anterior, tínhamos preparado um roteiro do que faríamos em cada escola. Colheríamos as impressões sobre o Dia Nacional da Matemática e o trabalho desenvolvido pelo PIBID-Matemática dos alunos bolsistas do PIBID, supervisor, estudantes da escola e também de professores de Matemática de cada escola. 


O evento foi bem organizado. A escola parou as atividades para celebrar a data e um grande número de estudantes compareceu para prestigiar o evento. Os trabalhos do LAVID também aconteceram dentro da mais perfeita tranquilidade, uma vez que conseguimos cumprir o cronograma.


DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA (1)

Como se sabe, dia 6 de maio é o Dia Nacional da Matemática. O PIBID-Matemática realizou atividades nas escolas participantes entre os dias 8 e 11 de maio e o LAVID esteve lá registrando tudo.

A ideia é produzir uma pequena reportagem mostrando rapidamente o por quê da data e como as escolas celebraram o momento.